CABELOS POROSOS: Como identificar | Como tratar.

Olá Meninas,

Cabelos porosos vão muito além de ressecados, os fios ficam áspero sem elasticidade, opaco sem brilho e principalmente quebradiços. As pontas são as que mais sofrem, já que são as mais frágeis, com isso se tornam espigadas, daí é só uma questão de tempo, para as pontas duplas aparecerem. As escamas estão tão abertas, que o ele não consegue absorver substâncias que são essenciais para a saúde dos fios, o cabelo não segura hidratação, a coloração não fixa, ou seja, vai desbotar mais rápido, em alguns casos ela pode até alterar a cor, já que os fios estão saturados.


Quanto mais poroso seu cabelo estiver, mais volumosos, rebeldes e arrepiados eles ficam.

Outro sinal de porosidade, o cabelo demora muito tempo para secar depois que você lava.

Por que o cabelo fica poroso?
A resposta é simples química em excesso, esse é o principal motivo.
Químicas muito fortes, ou muito frequentes, acabam com qualquer cabelo mesmo os mais saudáveis, se seu cabelo já estiver um pouco danificado então, aí ferrou!
Descoloração, alisamentos, escova progressiva, são uns dos exemplos que podem deixar os fios porosos, quando o fio está poroso, ele apresentam o pH alto (alcalino) e as cutículas ficam permanentemente abertas.

Falta de cuidados, e produtos errados também podem levar a porosidade dos fios.
Como assim?
Ue! se você tem cabelos oleosos, por que vai usar shampoo ou condicionador para cabelos secos? É preciso usar produtos para seu tipo de cabelo, shampoo, condicionador, máscaras, etc...
Hidratação em dia, hidratar sempre que possível, a prevenção ainda é o melhor remédio.

Como tratar cabelos porosos?
Usar produtos com pH baixo (ácido), para estabilizar o pH e fechar as cutículas, para que assim a água e nutrientes se fixem dentro dos fios.
O mais indicado neste caso (porosidade) é repor massa, é indispensável que você use produtos reconstrutores e repositores de massa.

Óleos vegetais
Óleo de coco, óleo de argan, óleo de ojon, azeite de oliva e outros, são uma ótima opção para cabelos porosos, eles formam uma camada protetora em volta do fio, deixando assim o cabelo nutrido e hidratado por mais tempo. Aplique puro no cabelo e nas pontas, como se fosse uma umectação, pode ficar com ele em torno de 1 hora nos fios, depois retire. Lembrando que, todos os óleos que são aplicados diretamente no cabelo, devem ser vegetais e 100% puro.

Queratina, e ceramidas.
A queratina reconstrói fios muito danificados, ajuda a recuperar e acabar com o porosidade. Cuidado com a queratina, em exagero ela pode dar um efeito rebote aos fios, deixando o cabelo ressecado e duro. Use a cada 15 dias ou 1 vez ao mês.

Já a ceramidas funciona como uma cola nas cutículas, isso evita a perda de água, e a água é fundamental para ter cabelos saudáveis. Existem ampolas que podem ser misturadas ao creme, ou aplicadas diretamente nos fios, procure em casa de cosméticos.

Receitinha caseira:
Mel
Máscara capilar repositora de massa (leia sempre o rótulo antes de comprar)
Ampola de ceramidas

Modo de fazer:
Lave seu cabelo normalmente com shampoo e retire o excesso de umidade, misture os ingredientes e aplique nos fios, mecha por mecha, sempre enluvando o cabelo de cima para baixo. Deixe agir por 20 minutos e enxague, finalize com selador de cutículas.

Selador de cutículas:
Se realmente quer acabar com a porosidade dos fios, você precisa usar selador de cutículas. Principalmente após hidratar ou reconstruir, ele vai fechar as cutículas, e reter as hidratações dentro da fibra capilar.

Cabelos porosos se não forem tratados podem levar ao corte químico, e daí só cortando mesmo.
Então quanto antes começar a tratar, mais rápido seu cabelo vai se recuperar.

Qualquer dúvida e só perguntar, ok?

Se inscrevam no blog meninas, e curtam nossa página no face, Cabelos e Makes.

Conheçam também nosso Instagram, Blog Cabelos e Makes.

Espero que Gostem

Beijos..

5 comentários:

  1. Caramba, eu não sabia de quase nenhuma dessas informações, acredita? Ainda bem que uso bastante óleo no cabelo, já tava me prevenindo antes mesmo de saber hahaha adorei o post, bem informativo!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Compro máscaras consideradas boas é nada da aparência melhor aos meus cabelos.
    Semana passada tirei 4 dedos e logo após sair do salão alguém fala. Nossa, cabelo precisando tirar as pontas!!! Então vou raspar a cabeça!!
    Me indique (pelo amor de Deus) máscaras que dêem um jeito nas pontas secas, espigadas... Aquelas duras q friccionadas fazem até barulho!
    Help

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia fica calma nada de raspar a cabeleira, ok! Te indico um acidificante tem um da K. PRO muito bom procure no google, ele fecha as cutículas e ajuda a recuperar o cabelo. Faça umectação principalmente nas pontas tem óleos maravilhosos para isso, veja esse post abaixo sobre óleos. Não passe shampoo nas pontas, só na raiz, não esfregue a toalha nas pontas. Use o desfrizante da vizeme cosméticos, deixa o cabelo bem macio é ótimo. Beijos boa sorte.

      Excluir
  3. Não sabia dessas coisa achei muito interessante

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais


© Cabelos e Makes
Todos os direitos reservados.