LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS, PODE OU NÃO PODE?

Olá Meninas,

Não existe nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias, muito pelo contrário, um couro cabeludo limpo e bem higienizado, evita doenças como caspa por exemplo, e ajuda no crescimento dos fios.

Já ouvi muitas mulheres falando que, lavar o cabelo todos os dias faz mal, que cai, que apodrece e que o cabelo resseca demais, nada disso é verdade. O que resseca o cabelo não são as lavagens, e sim produtos inadequados para seu tipo de cabelo, água quente demais e a forma errada de se lavar.



Seu estilo de vida e seu tipo de cabelo, também podem definir a quantidade de vezes, que se deve lavar o cabelo na semana .

Pensem comigo, uma pessoa que faz academia todos os dias, ou vai trabalhar de bicicleta, joga futebol ou faz alguma atividade física como caminhadas por exemplo, precisa sim, lavar todos os dias.

Outra questão é o seu tipo de cabelo, se seu cabelo é oleoso, sim você pode, e deve lavar todos os dias, caso contrário, seus fios ficaram com um aspecto sujo e pesado. Outro ponto negativo pra quem tem cabelo oleoso, é o acumulo de sebo (oleosidade) no couro cabeludo, que pode provocar a queda e prejudicar o crescimento do cabelo, já que o excesso de oleosidade pode vir a entupir os poros, causando assim a má nutrição da raiz.

Já pra quem tem o cabelo seco ou cacheado, não à essa necessidade de lavar todos os dias.
Isso porque produzem menos oleosidade, então se você ficar com o cabelo 2, 3 dias sem lavar eles não apresentaram o aspecto de "sujo".
Outro fator importante é que, o intervalo entre as lavagens pode favorecer este tipo de cabelo, já que ele irá produzir mais oleosidade, e essa oleosidade pode chegar até as pontas, deixando os fios mais bonitos, nutridos e menos ressecados (seco).

Como lavar corretamente o cabelo
Primeira coisa que você deve presta a atenção, é na temperatura da água, a água quente pode remover a oleosidade natural do couro cabeludo, gerando um desiquilíbrio que pode vir a provocar um efeito rebote, causando assim mais oleosidade no couro cabeludo, e mais pontas secas. Todos os cabelos sem exceção devem ser lavados com água morna.

Escolha o shampoo de acordo com seu tipo de cabelo, exemplo cabelos oleosos, shampoo transparente, cabelos secos, shampoo hidratante, cabelos com químicas, shampoo reconstrutor, cabelos ressecados e com muito volume, shampoo nutritivo.

A aplicação do shampoo deve ser feita no couro cabeludo, nunca nas pontas. O tempo de enxague, deve ser o dobro de tempo que se demorou para lavar. E essencial enxaguar bem, para evitar ressecamento.

Massagear o couro cabeludo com o shampoo, além de limpar favorece a circulação sanguínea, ajudando a evitar doenças como caspas, e evitando acumulo de resíduos (sujeira).

A espuma que se forma no couro cabeludo, deve ser levada até as pontas, isso já é o suficiente para limpar os fios sem ressecar.

Finalize sempre com condicionador, mas só no comprimento e pontas. Condicionador também tem tempo de ação nos fios, isso mesmo, espere no minimo 1 minuto para enxaguar, aproveite esse tempo para desembaraçar os fios.

Quem deve lavar todos os dias
Cabelos oleosos
Cabelos mistos (raiz oleosa, pontas secas)
Pessoas que praticam esportes, ou atividades físicas

Quem não precisa lavar todos os dias
Cabelos secos
Cabelos cacheados

Se inscrevam no blog meninas, e curtam nossa página no face, Cabelos e Makes.

Conheçam também nosso Instagram, Blog Cabelos e Makes.

Espero que Gostem

Beijos...

2 comentários:

  1. adorei o post! eu não lavo todos os dias, não sinto essa necessidade!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais


© Cabelos e Makes
Todos os direitos reservados.