Descubra Se Seu Cabelo Está Poroso, E Qual é o Nível de Porosidade.

Olá Meninas,


Porosidade, é a característica dos fios em relação à suas cutículas (poros). Quanto maior a sua abertura, maior é a vulnerabilidade ás agressões, perda de nutrientes e umectação natural.

Cabelos porosos não absorvem água, nem produtos químicos. Talvez seja por isso que alguns tratamentos não funcionam em seus cabelos.

Os fios podem passar por 3 estágios de porosidade, a baixa, a normal, e a alta. Aquele truquesinho do copo ajuda a descobrir qual é o seu.

Veja aqui: Teste de Porosidade.





Porosidade baixa
Este cabelo é considerável saudável, tem brilho, e geralmente não possui pontas duplas.

A baixa porosidade repele a umidade, é mais difícil fazer um procedimento químico como, alisamentos, descoloração, e até mesmo tingi-lós.

Isso porque, as escamas estão tão fechadas que a estrutura do cabelos torna-se mais resistente a penetração dos produtos.

Este tipo de cabelo, é necessário hidratar e nutrir ao menos 1 vez ao mês.

Porosidade normal
O ideal para todos os cabelos é que a porosidade esteja normal, as cutículas deste cabelo são ligeiramente elevadas. Permitindo que produtos como tinturas, alisamentos e hidratação funcionem bem. Este tipo de cabelo não requer muitos cuidados, somente hidratação.

Porosidade alta
O pior dos três, pois as cutículas do cabelos são danificadas, esse tipo de cabelo absorve muita água, mais também perde muito rápido.Tem muito frizz é quebradiço e tem a aparência de ressecado. O tipo mais comuns entre as mulheres, não tem brilho e viço, ficam facilmente embaraçados.

Este cabelo tem fissuras e buracos nas cutículas, geralmente provocados por excesso de químicas, ou uso constante de secador, chapinhas, e baby liss, com temperatura muito alta.

Cabelos com porosidade alta já requer cuidados mais intensos, reconstrução para repor massa, é o mais indicado, de 15 em 15 dias. Hidratações e nutrições também podem ser feitas, com menas frequência.

Condicionadores mais profundos, óleos densos (como Karité, ricínio e oliva) e leave-in ajudam a preencher os espaços da cutícula, reparar as pontas e fortalecer os fios.

Selar as cutículas
É muito importante que essas cutículas sejam fechadas, para isso você pode usar:

Água mineral fria, usar no último enxague dos fios, depois de lavar os cabelos.

Acidificante, um produtinho maravilhoso, já falei sobre ele aqui no blog, ele fecha as cutículas, e ainda hidrata os fios.

Vinagre de maça ele ajuda a selar as cutículas, use também como o último enxague.

Já passei a receita aqui no blog, mas se você não anotou! anote agora.

250 ml de água
50 ml de vinagre

Misture, e aplique nos fios.

Se ficou com mais alguma dúvida sobre porosidade, e só perguntar!

Sigam o blog meninas, e fiquem por dentro de todas as dicas!

Quer mais dicas para seu cabelo? Então curta nossa página no face, Cabelos e Makes.

Espero que Gostem

Beijos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais


© Cabelos e Makes
Todos os direitos reservados.