TUDO SOBRE UMECTAÇÃO: o que é | como e quando fazer|

Olá Meninas

Eu sei que esse assunto já tá meio batido, mas eu recebo tantas mensagens na página do Facebook segue ai meninas Cabelos e Makes, e acreditem, existe pessoas que me perguntam o que é umectação? Então apesar do assunto ser bastante divulgado na internet, eu também resolvi fazer um post, para tentar tirar todas as dúvidas, que algumas leitoras da página ainda tem.


O que e umectação?
Umectação nada mais é que, umedecer os cabelos, só que com óleos. O tratamento com óleos serve para complementar a oleosidade natural do cabelo, o óleo deve ser passado puro nos fios, sem misturar com o creme de tratamento.
O processo é simples, aplica-se o óleo em todo o cabelo, massageado bem para que o óleo se fixe nos fios. A umectação tem ficado cada vez mais famosa, pois acredita-se que, ela ajuda no crescimento capilar, isso porque, alguns óleos massageados no couro cabeludo, podem estimular a circulação sanguínea, o que facilita o transporte dos nutrientes até o fio, fazendo com que ele fique mais saudável, forte e cresça mais rápido, pra que faz o cronograma capilar, ela entra na etapa da nutrição.

Pra que serve?
A umectação serve para nutrir, recuperar cabelos danificados, diminuir pontas duplas, em alguns casos elas podem até sumir, evitar ressecamento, diminuir o frizz e evitar a quebra dos fios.

Quem pode fazer?
Cabelos cacheados e ressecados (secos), são os que mais precisam, mas ao contrário do que se pensa, não serve só para para esse tipo de cabelo não! A umectação pode ser feita em qualquer cabelo inclusive os oleosos, o segredo está na escolha do óleo.

Quando fazer?
Bom, o mais recomendado é a cada 15 dias, mas isso vai depender bastante do seu cabelo. Se ele for muito seco e estiver realmente precisando de oleosidade, pode fazer 1 vez na semana, até que ele se recupere bem, e você não sinta mais a necessidade de repor essa oleosidade nele, dai volte a fazer a cada 15 dias.

Como fazer?
Pode ser feita com o cabelo sujo, já que depois você vai precisar lavar os fios!
Escolha o óleo de sua preferência, alguns óleos podem ser aquecidos no micro-ondas ou banho maria, para potencializar a aplicação.
Comece aplicando na raiz e massageando bem cerca de 5 minutos, depois aplique no comprimento e pontas, cuide para que todos os fios recebam o óleo por igual, os movimentos devem ser os mesmos da hidratação, mecha por mecha de cima para baixo, sempre enluvando o cabelo.
O tempo varia bastante, eu particularmente não gosto de ficar com o óleo mais do que 1 hora nos fios, acho que esse tempo é o suficiente, mas tem gente que fica 2, 3 horas, algumas até dormem com o óleo no cabelo, lavando só no dia seguinte (eu não faço isso), meu cabelo tem a raiz oleosa, não sinto essa necessidade, mas como falei cada cabelo é diferente, alguns vão precisar de mais tempo, outros não.

Como retirar a umectação?
Esse ponto é delicado, já ouvi gente falar que passou 3, 4 vezes shampoo e o óleo não saiu, eu uso shampoo transparente (acho o melhor), passo 2 vezes o shampoo depois o condicionador e pronto.

Método ucpe
Essa técnica vem sendo bastante usada, algumas pessoas acreditam que, se lavar o cabelo com shampoo na hora de retirar a umectação, também retira os benefícios que o óleo depositou nos fios, e esse benefícios iriam literalmente por água abaixo.
Então para evitar que isso aconteça, não se usa shampoo, e sim condicionador para retirar.

UCPE significa umectar, condicionar, pausar e enxaguar.
Funciona assim, na hora de retirar a umectação, ao invés de usar o shampoo, você aplica o condicionador em todo o cabelo, enluvando mecha por mecha e puxando para as pontas, dá uma pausa em torno de 15 minutos e enxágua.
Neste caso, o condicionador deve ser livre de derivados de petróleo e silicones.

Ta mais todo mundo fala que não pode aplicar condicionador na raiz! Verdade, o condicionador pode entupir os folículos inibindo o crescimento capilar, então como resolver? Minha dica é, se fizer uma umectação completa da raiz as pontas, te aconselho não usar esse método, e sim lavar com shampoo, a raiz precisa ficar limpa sem resíduos, você pode optar por shampoos leves sem sulfatos forte.
Agora se sua umectação foi só no comprimento e pontas, tá liberado!

Qual o melhor óleo para fazer umectação?
Depende pra qual finalidade se busca! Todos os óleos são bons, todos tem algum benefício, mas cada óleo tem uma função diferente, alguns vão nutrir, outros tratar, tem óleo para ajudar no crescimento, para diminuir a caspa, enfim, a quantidade de óleos disponíveis é imensa, o negócio e ler rótulos, pesquisar, essa sim, é a melhor maneira de descobrir qual o óleo ideal para seu cabelo.
Tem um post aqui no blog, falando sobre alguns óleos bons para o cabelo, se você ainda não viu acesse aqui: 25 óleos para o cabelo, pode te ajudar na hora da escolha.

O mais importante, nunca, mais nunca mesmo, use óleos minerais no cabelo, óleos sempre vegetais e 100% puro.

Qualquer dúvida e só perguntar, ok?
Se inscrevam no blog meninas, e curtam nossa página no face, Cabelos e Makes.

Conheçam também nosso Instagram, Blog Cabelos e Makes.

Espero que Gostem

Beijos..

4 comentários:

  1. Oi, algo que sempre me deu dúvidas. Ao usar o método ucpe, quando coloco o condicionador para retirar o óleo, primeiro molho o cabelo com água ou aplico o condicionador em cima do óleo? obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris tudo bem? Vc não deve molhar antes, aplique o condicionador direto no cabelo em cima do óleo, massageie bem para misturar o condicionador no óleo, assim fica mais fácil retirar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, obrigada pela resposta... eu estava fazendo errado! Vamos ver se assim me acerto com umectaçao. Embora quando faça nutriçao meu cabelo adore, nao tenho acertado na umectacao... e tenho o cabelo cacheado (3b 3c) e pintado. Deveria ficar legal ( na teoria!) bj

      Excluir
    2. Oi Cris, experimente trocar de óleo, as vezes pode ser isso beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais


© Cabelos e Makes
Todos os direitos reservados.