POSSO SUBSTITUIR O CONDICIONADOR PELA MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO?

Olá Meninas


Essa pergunta é tao frequente, que resolvi fazer um post pra explicar se pode ou não pode, substituir o condicionador pela máscara de hidratação.
Há alguns anos atrás minha resposta seria não, mas hoje digo que, dependendo da máscara pode sim! Mas desde que, antes de compra você leia o rótulo.

O condicionador e a máscara capilar, tem funções diferente no cabelo, via de regra, o máscara hidrata e o condicionador sela as cutículas.

O pH do nosso cabelo varia entre 4.4 e 5.5, é isso que garante os fios, alinhados e maleáveis. Quando lavamos o cabelo com shampoo esse pH é alterado, devido as substâncias químicas contidas na fórmula do shampoo ele se torna alcalino, ou seja, com pH alto,  isso é necessario para abrir as escamas dos fios, e promover a limpeza.

O pH acima de  7.0, é alcalino, e quanto mais alcalino, mais as cutículas se abrem, e quanto mais abertas elas estiverem, mais danos causará aos cabelos.

Tá mas o que o condicionador, e  a máscara capilar tem haver com isso? Calma, que te explico!
Uma boa hidratação diz que:
Devemos lavar o cabelo antes (para abrir as cutículas, escamas dos fios).
Aplicar a máscara capilar (aguardar o tempo do fabricante) e enxaguar.
Aplicar condicionador para selar as cutículas (escamas) que foram abertas pelo shampoo.
Selar as cutículas garante que a hidratação permaneça mais tempo nos fios.

O ideal é que o condicionador a ser usado, seja levemente ácido (pH baixo), de forma a neutralizar as cargas estáticas dos fios.

Só que:
Hoje em dia, já existem máscara capilar com pH baixo, o que neste caso pode substituir o condicionador.

O problema é que:
A grande maioria das máscaras é até mesmo os condicionadores, não possuem o pH tão baixo quanto deveria, e se esse pH não for baixo o cabelo se desequilibra e fica mais vulnerável a danos.

Por isso só lendo os rótulos antes de comprar.
Se a máscara tiver um pH baixo, não precisa usar condicionador depois, porque ela vai hidratar e selar os fios, equilibrando assim o pH do cabelo.
Se a máscara tiver um pH alto, deve-se usar o condicionador que tenha pH mais baixo.

Então pra resumir e isso
Cabelos pH ideal 4.4 e 5.5
Shampoo pH alcalino (alto) acima de 7.0
Máscaras e condicionadores pH ácido (baixo) de 0 e 6.9

Algumas máscaras com pH baixo, que podem substituir o condicionador.

Haskell moranga, mandioca e queratina pH 3.5
Seda regeneração pH 3.3
Novex óleo de coco pH 3.5
Máscaras monange pH 3,5 a 4,5
Mascara poção magica probelle pH 3.5
K.Pro pH Balancer Acidificante pH 2,2 a 2,8
K.Pro caviar intense pH 3.5 a 4.4
Claris ligth pH 3.0
Alfaparf salone real cream pH 4.0
 Alfaparf milano rigen pH 4.0
Bioextratus Jaborandi pH4
Máscara Bioextratus Pós Progressiva pH4
Máscaras Surya Linha Frutas/Natural pH4,5
Máscaras Doctor - Inoar pH4 a 4,5
Acidificante Lola Argan, Pracaxi e Queratina3,5 a 4,5

Nas hidratações caseiras, é sempre bom usar o condicionador para selar e dar maleabilidade os fios.
Se você é do tipo que lava o cabelo todos os dias, te aconselho a usar o condicionador, afinal a máscara é pra ser usada de 2 a 3 vezes na semana, e não todos os dias.

Se ficou com alguma dúvida, é só perguntar...

Se inscrevam no blog meninas, e curtam nossa página no face, Cabelos e Makes.

Conheçam também nosso Instagram, Blog Cabelos e Makes.

Espero que Gostem

Beijos...

4 comentários:

  1. excelente texto, com a indicaçao de máscaras então, ficou perfeito! obrigada! Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris tudo bem? Fico muito feliz com esse tipo de comentário, obrigado de coração beijos

      Excluir
  2. Eu sempre quis saber sobre isso e esse post tirou as minhas dúvidas.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais


© Cabelos e Makes
Todos os direitos reservados.