A POLÊMICA DO ÓLEO MINERAL, DESCUBRA O MAL QUE ELE PODE CAUSAR AOS CABELOS.

Olá Meninas,

Muito se fala ultimamente, no mal que os óleos minerais podem causar os fios. 

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre este produto, no post de hoje vou tentar esclarecer um pouco sobre o assunto, ok!


O que são óleos minerais?
Petróleo liquefeito, Liquid Petrolatum, mineral oil, parafina liquida (Paraffinum Liquidum) , geralmente é isso que vem escrito no rótulos de alguns produtos, como máscaras capilares, shampoos, condicionadores, e outros.
O óleo mineral é um derivado do petróleo de custo baixo (barato), essa é a maior razão do seu uso pela indústria, ele dá a sensação de hidratação, nutrição e emoliência.
Ele não vai hidratar, nutrir, muito menos reconstruir seu cabelo.

Mas porque quando uso no meu cabelo algum produto com óleo mineral ,ele fica bonito? Então segundo pesquisas, o óleo mineral forma um filme protetor nos fios, o que dá uma ligeira "maquiada" nos cabelos, ou seja dá uma aparência de bonito, mas na verdade não tratou simplesmente disfarçou. Ao formar essa película protetora nos fios, estamos evitando as agressões externas, mas isso também evita os tratamentos. 
O problema não é só esse, o óleo mineral não é solúvel em água, o que leva ao acumulo do produto nos fios, impedindo que eles recebam nutrientes, água e outras substâncias benéficas, o que deixa os fios sem brilhos e pesados, não possui nutrientes, nem vitaminas que tratem de fato do cabelo. Outro ponto, esse óleo pode se acumular no couro cabeludo, e entupir os folículos capilares fazendo com que o cabelo pare de crescer.
Mas calma lá, isso não acontece do dia pra noite, e sim a longo prazo, então não precisa entrar em desespero!

O que devo fazer então?
Bom se sua intenção é se livrar dos óleos minerais, primeiro comece a ler os rótulos antes de comprar! Procure produtos que contém óleos vegetais na fórmula, (alguns produtos podem ser mais caros, ok).
Compre seus óleos em casas de produtos naturais, você mesmo pode misturar em alguma máscara, fazer umectações, adicionar algumas gotinhas ao leave-In, ou creme de pentear. Hoje já existe inúmeros produtos sem petrolatos, basta pesquisar!

Como retirar o óleo que já se acumulou nos fios?
Bom acredito que o mais indicado para retirar algum acumulo de resíduos nos fios, ainda seja o shampoo antiresíduos. Tá mais aí vai ressecar meu cabelo! É realmente ele resseca, mas nada que uma boa hidratação não resolva, e depois você só vai usar uma vez ou outra, já que vai descartar os produtos que possam de certa forma acumular resíduos.

Não se esqueça, produtos naturais sempre foram, e sempre serão a melhor opção tanto para o cabelo, como para pele e corpo.

Pessoal gostaria de deixar claro que este post não obriga ninguém a se desfazer dos seus produtos, muito menos te obriga a usar algo que não queira. 
Realmente e só para esclarecer algumas dúvidas, agora você escolhe o que e melhor para você, certo!

Há inúmeras publicações circulando pela internet que atribui ao óleo mineral, danos causados aos fios. No entanto não há evidências científicas, que comprovem isso.



Se inscrevam no blog meninas, e fiquem por dentro de todas as dicas!

Quer mais dicas para seu cabelo? Então curta nossa página no face, Cabelos e Makes.

Espero que gostem 

Beijos...

6 comentários:

  1. Essa não sabia, obrigado por mais essa dica beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom saber mais sobre esse assuntos, obrigado vc pela visita beijos

      Excluir
  2. Eu não sabia disso, gostei muito da sua dica!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  3. eu mudei minha rotina capilar a mais de um ano. E o cabelo deu aquela normal "piorada" e depois melhorou muito. A ponto das pessoas notarem, nao so eu! Dai eu viajei e usei um condicionador que nao era meu sem ler o rótulo e meu cabelo ficou com MUITo frizz, horrível de tocar. E eu, confesso, assustei! Fui ler a composição do mesmo e tinha lá a tal da parafina. Foi ai que percebi como o cabelo realmente NÃO precisa deste elemento na composição dos nossos condicionadores e máscaras! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris que bom saber disso, muitas pessoas ainda acham que isso é bobeira fico feliz em saber beijos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais


© Cabelos e Makes
Todos os direitos reservados.